economia brasileira

58% dos consumidores que fizeram crediário atrasaram pagamento

Deni Zolin

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou o crediário e o cartão de crédito foram as modalidades que mais negativaram consumidores que recorreram a alguma contratação de crédito.

De acordo com os dados, 58% dos consumidores que recorreram ao crediário no último ano atrasaram prestações e 48% dos clientes de cartão de crédito não pagaram a fatura. Já o cheque especial, aparece como a modalidade (30%) que menos deixou quem utiliza o serviço com o nome sujo.

Clubes de Santa Maria vão abrir mais de 100 vagas de emprego para o veraneio

A pesquisa mostra que os consumidores estão mais atentos para as tarifas e juros praticados. O levantamento aponta que 71% dos entrevistados pesquisa antes de contrair um financiamento e 70% se informa antes de pegar um empréstimo. Três em cada dez entrevistados reconhecem que não avaliam os encargos do cartão de crédito antes de aceitarem uma proposta e 45% afirmam ignorar as taxas do cheque especial.

Ao serem questionados sobre quais gastos controlam, entre as modalidades usadas, 85% estão atentos ao cheque pré-datado, enquanto 77% se informam sobre parcelas de financiamento e 75%, de empréstimos. Já crediário (31%) e cartão de crédito (30%) são as modalidades que despertam menos atenção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em dois dias, gasolina sofre dois reajustes nas refinarias Anterior

Em dois dias, gasolina sofre dois reajustes nas refinarias

Gás de cozinha e industrial vão ficar mais caros a partir deste fim de semana em Santa Maria Próximo

Gás de cozinha e industrial vão ficar mais caros a partir deste fim de semana em Santa Maria

Economia